A arquitetura algarvia é muitas vezes reduzida a uma imagem: paredes brancas, barras azuis, uma chaminé bonita. A verdadeira tradição é mais precisa do que isso. É um conjunto de elementos com nome próprio, cada um com uma função e um lugar a que pertence.
Este guia explica cada um deles: o que é, porque existe e o que observar hoje. No final, uma breve lista de verificação ajuda a avaliar se um novo empreendimento dá continuidade a essa lógica ou se apenas toma emprestada a imagem das casas típicas do Algarve.
Escrevemos este guia como quem constrói aqui.
Para nós, os edifícios da região são um dos capítulos mais claros da arquitetura portuguesa, e um dos mais fáceis de interpretar mal. Arquitetura que pertence ao lugar onde está, explicada.
Não existe um único “estilo algarvio”. A região constrói de forma diferente do litoral à serra.
A referência principal é o Inquérito à Arquitectura Popular em Portugal, um levantamento nacional da arquitetura popular em Portugal, a arquitetura vernacular feita pelas próprias comunidades. O trabalho de campo decorreu entre 1955 e 1961, e os resultados foram publicados em 1961 como Arquitectura Popular em Portugal. Das suas seis zonas, a Zona 6 abrangia o Algarve e o litoral alentejano.
Destacam-se três grandes paisagens:
Num estudo de 2024 sobre a arquitetura vernacular da região, o arquiteto José Baganha descreve os elementos distintivos do Algarve como acrescentos a tipologias de casa do sul do Alentejo, que “se diluem” à medida que se avança para a serra.
A cal é o acabamento tradicional da casa algarvia. Baganha descreve fachadas “rebocadas e caiadas, sempre com cal, um material indissociável destas arquiteturas”, com exceção das aldeias serranas, onde o xisto fica à vista.
O branco raramente era tudo. As casas tinham faixas coloridas à volta das paredes e das janelas, sobretudo em azul ultramarino, amarelo óxido, ocre e óxido de ferro, e, com menos frequência, em laranja, verde e vermelho. Portas e portadas eram pintadas, na maioria, de verde-escuro, azul ou vermelho sangue de boi.
O papel prático da cal no calor é tratado em como o design tradicional algarvio responde ao clima. A caiação era tradicionalmente renovada com regularidade, e diz a tradição que a cal é antisséptica, embora essa ideia assente na prática popular e não em estudos. Investigadores da Universidade do Algarve documentaram toda uma família de técnicas locais de cal, da caiação e do barramento aos fingidos e ao esgrafito.
O que observar: reboco ou caiação à base de cal em vez de tinta acrílica, e cor usada com contenção.
A chaminé algarvia é o símbolo mais conhecido da região: uma chaminé esguia, coroada por um rendilhado vazado.
É frequentemente atribuída aos mouros. As provas dizem o contrário. A arquitetura árabe não construía chaminés como estas, algo que o arquiteto Filipe Jorge chamou “um paradoxo”. A chaminé considerada a mais antiga, em Porches, está datada de 1713, e Filipe Jorge situa os primeiros exemplares entre o final do século XVII e o início do século XVIII. Entraram na moda no período barroco. Mais tarde, a produção em série tornou as chaminés decoradas acessíveis às famílias comuns. Muitas casas rurais não tiveram chaminé até há relativamente pouco tempo; o fumo saía por um buraco no telhado.
São construídas em tijolo rebocado ou em peças de estuque moldado. Baganha destaca as suas “grelhas de ventilação únicas”, o rendilhado da chaminé algarvia “de saia”. São mais pequenas do que as grandes chaminés de lareira do Alentejo. Em Monchique, as chaminés são maiores e hexagonais, ao serviço de cozinhas usadas para aquecer, cozinhar e fumar carne.
Há também a história dos construtores que perguntavam: “Quantos dias de chaminé quer?” É folclore: muitas vezes repetido, nunca documentado.
O que observar: uma chaminé com um fogo ou uma ventilação reais por detrás.
No Algarve, um pátio é uma divisão ao ar livre ligada à casa e delimitada por muros ou por outras construções.
Nas aldeias, Baganha descreve “um pequeno pátio anexo para as ‘chegadas’”, quase sempre com uma latada ou ramada e uma parreira, por vezes uma buganvília. No monte (a exploração agrícola rural), “o pátio é uma presença quase constante”. Nele estão o poço, a fornalha (o forno exterior), bancos de pedra e alegretes, canteiros construídos em muros baixos.
No vizinho Alentejo, observa Baganha, “há poucos pátios destes”. A edição de 1980 de Arquitectura Popular em Portugal é clara: os algarvios têm um grande sentido de gestão e organização do espaço, e os seus pátios são disso testemunho inegável. Nas casas do Barrocal, as cisternas generalizaram-se a partir do segundo quartel do século XX.
A sua sombra pertence à questão do clima referida acima. Aqui, o que interessa é o uso: a chegada, o trabalho, o descanso e o dia a dia no Algarve.
O que observar: uma divisão exterior com sombra, privacidade e um uso claro.
A platibanda é o parapeito que remata a orla de uma cobertura plana ou de um terraço, muitas vezes ricamente decorado.
Começou com a água. A açoteia por detrás recolhia a água da chuva, escassa nesta região, e servia também para secar fruta, cereais, feijão e abóboras. A platibanda rematava essa superfície e permitia o escoamento da água recolhida.
A decoração é feita em relevo baixo com argamassa de cal, pintada em vermelhos, azuis e ocres vivos, geralmente em padrões geométricos. As platibandas difundiram-se num período de prosperidade, entre o final do século XIX e o início do século XX. São mais evidentes no Sotavento, o Algarve oriental, mas surgem em toda a região. A versão que combina platibanda com beirado e cornija encontra-se sobretudo em Faro, Olhão, Loulé e São Brás de Alportel.
Baganha associa o ornamento ao “fazer figura”, o gosto algarvio por causar boa impressão. A platibanda era, na prática, o cartão de visita da casa. Muitas perderam-se ou estão em risco. O livro Platibandas do Algarve, de 2020, com fotografias de Filipe da Palma e textos de Miguel Reimão Costa, entre outros, regista o que resta.
O que observar: uma platibanda que remata uma açoteia utilizável.
A açoteia é uma cobertura plana e utilizável, em terraço. No litoral era uma superfície de trabalho: para secar figos, amêndoas, milho e peixe, para recolher a água da chuva e para avistar os barcos que regressavam.
No Barrocal, o Inquérito registou a casa de cobertura mista, com telhado de telha e uma açoteia utilizável. Concentra-se no triângulo entre Loulé, São Brás de Alportel e Faro, e em locais como Santa Bárbara de Nexe constituía quase todo o edificado. Miguel Reimão Costa (Universidade do Algarve) mostra que a açoteia ganhou importância a partir da segunda metade do século XIX. As açoteias assentavam em abobadilhas de tijolo e, mais tarde, em lajes de betão.
Olhão é conhecida como a vila cubista porque as suas casas têm forma de cubo. Os pisos superiores recuam para dar lugar às açoteias.
Essas açoteias não eram espaços de lazer. Serviam para secar figos e amêndoas e para observar o mar antes de os barcos saírem. O ar norte-africano da vila é habitualmente atribuído ao comércio e à emigração. Segundo o projeto Olhão Cubista, as casas foram quase todas construídas por europeus inspirados nesses modelos. Baganha limita este legado de feição magrebina sobretudo a Olhão e à Fuzeta.
Os telhados de tesoura de Tavira são telhados de quatro águas dispostos sobre uma sequência de volumes.
Segundo a maioria dos autores, cada telhado corresponde à divisão que está por baixo, pelo que é possível “adivinhar” a planta de um edifício a partir da sua cobertura. A arquiteta Ana Isabel Santos (Universidade de Évora) distingue a tesoura de tesouro pela construção e associa a tipologia aos séculos XV e XVI. A sua origem continua em debate.
A telha de canudo é a telha de barro semicilíndrica assente em pares alternados, uma como canal e outra como cobertura. É também chamada telha árabe ou telha mourisca, nomes que descrevem a forma e não provam uma origem.
É a telha de terracota tradicional do Algarve. Baganha descreve tons que vão do areia claro e do bege ao barro mais avermelhado, assentes sobre madeiramentos de carvalho ou castanho.
A taipa é terra compactada: paredes construídas com terra apiloada.
No sul de Portugal, a construção em taipa é a técnica de terra predominante. Os construtores usavam o que o terreno lhes dava: alvenaria de pedra calcária ou de xisto assente em argamassa de cal e areia, “ou adobe e taipa, consoante a zona”. Alguns montes têm contrafortes, moirões ou gigantes. Nas aldeias da Serra, o xisto fica muitas vezes à vista.
Os vãos tradicionais têm proporção vertical e são emoldurados em pedra ou em argamassa de cal colorida.
As janelas podiam ser muito pequenas: em algumas casas do Barrocal de meados do século XIX tinham menos de 50 cm de largura. Em vez de vidro, tinham portadas de madeira. A reixa, uma grade, deixava a casa respirar sem perder a privacidade. No interior, uma “sala de receber” abria diretamente para a porta da rua.
Nenhum dos dois é específico do Algarve, e convém dizê-lo. Os azulejos estão mais associados a Lisboa e ao Porto, embora surjam fachadas azulejadas em cidades como Tavira, Faro e Lagos. As açoteias tradicionais eram pavimentadas com ladrilho ou tijolo maciço fino.
A calçada portuguesa nasceu em Lisboa. É atribuída a Eusébio Furtado, que mandou calcetar a parada do Castelo de São Jorge por volta de 1842.
Baganha é direto quanto ao risco: “A industrialização da construção levada a extremos sem sentido e a cegueira que resulta da ganância contribuíram para delapidar e obliterar grande parte deste património inestimável.” É igualmente crítico da imagem turística de “postal ilustrado”.
O património não é um conjunto de motivos para copiar. É uma lógica para compreender. Estas perguntas ajudam a distinguir uma coisa da outra.
Somos um promotor imobiliário sediado no Algarve, empenhado em criar espaços com propósito e significado duradouro. Acreditamos neste território: no seu património, no que tem nome e no que perdura.
Isso orienta a forma como trabalhamos. Procuramos compreender uma tradição em vez de a replicar. Ajustamos a resposta ao lugar, porque Olhão não é Tavira e o litoral não é a Serra. Pomos a função antes do ornamento. E trabalhamos de perto com profissionais e empresas locais que detêm o conhecimento da região.
Nomear as coisas com rigor faz parte desse respeito. Tal como a atenção aos ofícios que ainda aqui se praticam. O episódio 2 da nossa série Voices of the Algarve é dedicado à cerâmica como ofício vivo: Voices of the Algarve: a cerâmica algarvia, um ofício vivo.
A casa algarvia nunca foi um estilo. Foi um conjunto de respostas à água, à luz, ao trabalho e à forma de se mostrar, apuradas ao longo de séculos e diferentes do litoral à Serra.
Olhar para trás por olhar não serve a ninguém. O que importa é levar essa lógica para casas pensadas para a forma como se vive hoje. Para conhecer a forma como pensamos o lugar, explore os nossos empreendimentos no Algarve ou fale com a nossa equipa.
Fontes do artigo:
Uma platibanda é o parapeito que remata a orla de uma cobertura plana ou de uma açoteia. Nasceu da necessidade de aproveitar a água da chuva, escassa na região: rematava as açoteias que a recolhiam e permitia o escoamento da água recolhida. A partir do final do século XIX, as platibandas passaram a ser decoradas em relevo baixo com argamassa de cal, pintada de vermelho, azul e ocre, sobretudo no Algarve oriental.
As chaminés algarvias são chaminés ventiladas com remates vazados e decorativos. Apesar da história popular, não são de origem moura: a arquitetura árabe não as construía. A chaminé considerada a mais antiga, em Porches, está datada de 1713. Entraram na moda no período barroco e difundiram-se quando a produção em série as tornou acessíveis.
Uma açoteia é uma cobertura plana e utilizável, em terraço. No Algarve era um espaço de trabalho, usado para secar figos, amêndoas, milho e peixe, recolher a água da chuva e avistar os barcos. No Barrocal surge muitas vezes ao lado de um telhado de telha, numa tipologia conhecida como “cobertura mista”.
As casas algarvias são brancas porque eram tradicionalmente acabadas a cal, um material que Baganha considera “indissociável destas arquiteturas”. A caiação era tradicionalmente renovada com regularidade e muitas vezes emoldurada por faixas coloridas em azul, ocre ou óxido de ferro. Nas aldeias da serra, as paredes de xisto ficavam muitas vezes à vista.
Os telhados de tesoura são os telhados de quatro águas de Tavira, dispostos sobre uma sequência de volumes. A maioria dos autores defende que cada telhado corresponde à divisão que está por baixo, pelo que a planta pode ser lida a partir da cobertura. A investigadora Ana Isabel Santos associa a tipologia aos séculos XV e XVI; a sua origem continua em debate.
Olhão é conhecida como a vila cubista porque as suas casas têm forma de cubo, com os pisos superiores recuados para dar lugar às açoteias. As açoteias serviam para secar produtos agrícolas e observar o mar. O ar norte-africano é habitualmente atribuído ao comércio e à emigração, embora as casas tenham sido construídas, na sua maioria, por europeus.
Os azulejos existem no Algarve, mas não são o seu elemento definidor. Estão mais associados a Lisboa e ao Porto. Há fachadas azulejadas em cidades como Tavira, Faro e Lagos, e as açoteias tradicionais eram muitas vezes pavimentadas com ladrilho ou tijolo maciço fino.
Um empreendimento respeita a arquitetura algarvia quando os seus elementos têm uma função e se adequam ao lugar. Confirme que as açoteias, as platibandas e os pátios são utilizáveis, que o estilo corresponde à tradição local, que materiais como a cal e a telha de barro foram considerados e que qualquer chaminé funciona de facto.