29 Outubro 2026

Arquitetura algarvia: as casas tradicionais explicadas

A arquitetura algarvia é muitas vezes reduzida a uma imagem: paredes brancas, barras azuis, uma chaminé bonita. A verdadeira tradição é mais precisa do que isso. É um conjunto de elementos com nome próprio, cada um com uma função e um lugar a que pertence.

Este guia explica cada um deles: o que é, porque existe e o que observar hoje. No final, uma breve lista de verificação ajuda a avaliar se um novo empreendimento dá continuidade a essa lógica ou se apenas toma emprestada a imagem das casas típicas do Algarve.

Escrevemos este guia como quem constrói aqui.

Para nós, os edifícios da região são um dos capítulos mais claros da arquitetura portuguesa, e um dos mais fáceis de interpretar mal. Arquitetura que pertence ao lugar onde está, explicada.

Arquitetura algarvia: uma região, várias tradições

Não existe um único “estilo algarvio”. A região constrói de forma diferente do litoral à serra.

A referência principal é o Inquérito à Arquitectura Popular em Portugal, um levantamento nacional da arquitetura popular em Portugal, a arquitetura vernacular feita pelas próprias comunidades. O trabalho de campo decorreu entre 1955 e 1961, e os resultados foram publicados em 1961 como Arquitectura Popular em Portugal. Das suas seis zonas, a Zona 6 abrangia o Algarve e o litoral alentejano.

Destacam-se três grandes paisagens:

  • O Litoral e o Barrocal (a faixa calcária por detrás da costa): açoteias, platibandas decoradas e as chaminés que a maioria dos visitantes reconhece.
  • A Serra: casas mais simples, com xisto à vista ao lado de fachadas caiadas, telhados de uma ou duas águas, chaminés mais sóbrias e sem açoteias nem platibandas. Mantêm-se o pátio, o poço, o forno e a parreira.
  • Localidades com identidade própria: Olhão e Fuzeta são terras de casas de cobertura plana. Tavira é conhecida pelos seus telhados de quatro águas.

Num estudo de 2024 sobre a arquitetura vernacular da região, o arquiteto José Baganha descreve os elementos distintivos do Algarve como acrescentos a tipologias de casa do sul do Alentejo, que “se diluem” à medida que se avança para a serra.

Os quatro elementos que definem a casa tradicional algarvia

Paredes caiadas e a cor que as rodeia

A cal é o acabamento tradicional da casa algarvia. Baganha descreve fachadas “rebocadas e caiadas, sempre com cal, um material indissociável destas arquiteturas”, com exceção das aldeias serranas, onde o xisto fica à vista.

O branco raramente era tudo. As casas tinham faixas coloridas à volta das paredes e das janelas, sobretudo em azul ultramarino, amarelo óxido, ocre e óxido de ferro, e, com menos frequência, em laranja, verde e vermelho. Portas e portadas eram pintadas, na maioria, de verde-escuro, azul ou vermelho sangue de boi.

O papel prático da cal no calor é tratado em como o design tradicional algarvio responde ao clima. A caiação era tradicionalmente renovada com regularidade, e diz a tradição que a cal é antisséptica, embora essa ideia assente na prática popular e não em estudos. Investigadores da Universidade do Algarve documentaram toda uma família de técnicas locais de cal, da caiação e do barramento aos fingidos e ao esgrafito.

O que observar: reboco ou caiação à base de cal em vez de tinta acrílica, e cor usada com contenção.

A chaminé algarvia

A chaminé algarvia é o símbolo mais conhecido da região: uma chaminé esguia, coroada por um rendilhado vazado.

É frequentemente atribuída aos mouros. As provas dizem o contrário. A arquitetura árabe não construía chaminés como estas, algo que o arquiteto Filipe Jorge chamou “um paradoxo”. A chaminé considerada a mais antiga, em Porches, está datada de 1713, e Filipe Jorge situa os primeiros exemplares entre o final do século XVII e o início do século XVIII. Entraram na moda no período barroco. Mais tarde, a produção em série tornou as chaminés decoradas acessíveis às famílias comuns. Muitas casas rurais não tiveram chaminé até há relativamente pouco tempo; o fumo saía por um buraco no telhado.

São construídas em tijolo rebocado ou em peças de estuque moldado. Baganha destaca as suas “grelhas de ventilação únicas”, o rendilhado da chaminé algarvia “de saia”. São mais pequenas do que as grandes chaminés de lareira do Alentejo. Em Monchique, as chaminés são maiores e hexagonais, ao serviço de cozinhas usadas para aquecer, cozinhar e fumar carne.

Há também a história dos construtores que perguntavam: “Quantos dias de chaminé quer?” É folclore: muitas vezes repetido, nunca documentado.

O que observar: uma chaminé com um fogo ou uma ventilação reais por detrás.

Pátios, quintais e o pátio do monte

No Algarve, um pátio é uma divisão ao ar livre ligada à casa e delimitada por muros ou por outras construções.

Nas aldeias, Baganha descreve “um pequeno pátio anexo para as ‘chegadas’”, quase sempre com uma latada ou ramada e uma parreira, por vezes uma buganvília. No monte (a exploração agrícola rural), “o pátio é uma presença quase constante”. Nele estão o poço, a fornalha (o forno exterior), bancos de pedra e alegretes, canteiros construídos em muros baixos.

No vizinho Alentejo, observa Baganha, “há poucos pátios destes”. A edição de 1980 de Arquitectura Popular em Portugal é clara: os algarvios têm um grande sentido de gestão e organização do espaço, e os seus pátios são disso testemunho inegável. Nas casas do Barrocal, as cisternas generalizaram-se a partir do segundo quartel do século XX.

A sua sombra pertence à questão do clima referida acima. Aqui, o que interessa é o uso: a chegada, o trabalho, o descanso e o dia a dia no Algarve.

O que observar: uma divisão exterior com sombra, privacidade e um uso claro.

Platibandas

A platibanda é o parapeito que remata a orla de uma cobertura plana ou de um terraço, muitas vezes ricamente decorado.

Começou com a água. A açoteia por detrás recolhia a água da chuva, escassa nesta região, e servia também para secar fruta, cereais, feijão e abóboras. A platibanda rematava essa superfície e permitia o escoamento da água recolhida.

A decoração é feita em relevo baixo com argamassa de cal, pintada em vermelhos, azuis e ocres vivos, geralmente em padrões geométricos. As platibandas difundiram-se num período de prosperidade, entre o final do século XIX e o início do século XX. São mais evidentes no Sotavento, o Algarve oriental, mas surgem em toda a região. A versão que combina platibanda com beirado e cornija encontra-se sobretudo em Faro, Olhão, Loulé e São Brás de Alportel.

Baganha associa o ornamento ao “fazer figura”, o gosto algarvio por causar boa impressão. A platibanda era, na prática, o cartão de visita da casa. Muitas perderam-se ou estão em risco. O livro Platibandas do Algarve, de 2020, com fotografias de Filipe da Palma e textos de Miguel Reimão Costa, entre outros, regista o que resta.

O que observar: uma platibanda que remata uma açoteia utilizável.

Coberturas: açoteias, telhados de quatro águas e telha de barro

A açoteia e a “cobertura mista”

A açoteia é uma cobertura plana e utilizável, em terraço. No litoral era uma superfície de trabalho: para secar figos, amêndoas, milho e peixe, para recolher a água da chuva e para avistar os barcos que regressavam.

No Barrocal, o Inquérito registou a casa de cobertura mista, com telhado de telha e uma açoteia utilizável. Concentra-se no triângulo entre Loulé, São Brás de Alportel e Faro, e em locais como Santa Bárbara de Nexe constituía quase todo o edificado. Miguel Reimão Costa (Universidade do Algarve) mostra que a açoteia ganhou importância a partir da segunda metade do século XIX. As açoteias assentavam em abobadilhas de tijolo e, mais tarde, em lajes de betão.

Olhão, a “vila cubista”

Olhão é conhecida como a vila cubista porque as suas casas têm forma de cubo. Os pisos superiores recuam para dar lugar às açoteias.

Essas açoteias não eram espaços de lazer. Serviam para secar figos e amêndoas e para observar o mar antes de os barcos saírem. O ar norte-africano da vila é habitualmente atribuído ao comércio e à emigração. Segundo o projeto Olhão Cubista, as casas foram quase todas construídas por europeus inspirados nesses modelos. Baganha limita este legado de feição magrebina sobretudo a Olhão e à Fuzeta.

Os telhados de tesoura de Tavira

Os telhados de tesoura de Tavira são telhados de quatro águas dispostos sobre uma sequência de volumes.

Segundo a maioria dos autores, cada telhado corresponde à divisão que está por baixo, pelo que é possível “adivinhar” a planta de um edifício a partir da sua cobertura. A arquiteta Ana Isabel Santos (Universidade de Évora) distingue a tesoura de tesouro pela construção e associa a tipologia aos séculos XV e XVI. A sua origem continua em debate.

A telha de canudo

A telha de canudo é a telha de barro semicilíndrica assente em pares alternados, uma como canal e outra como cobertura. É também chamada telha árabe ou telha mourisca, nomes que descrevem a forma e não provam uma origem.

É a telha de terracota tradicional do Algarve. Baganha descreve tons que vão do areia claro e do bege ao barro mais avermelhado, assentes sobre madeiramentos de carvalho ou castanho.

Paredes, vãos e chão

Taipa, pedra e cal

A taipa é terra compactada: paredes construídas com terra apiloada.

No sul de Portugal, a construção em taipa é a técnica de terra predominante. Os construtores usavam o que o terreno lhes dava: alvenaria de pedra calcária ou de xisto assente em argamassa de cal e areia, “ou adobe e taipa, consoante a zona”. Alguns montes têm contrafortes, moirões ou gigantes. Nas aldeias da Serra, o xisto fica muitas vezes à vista.

Janelas, portadas e reixas

Os vãos tradicionais têm proporção vertical e são emoldurados em pedra ou em argamassa de cal colorida.

As janelas podiam ser muito pequenas: em algumas casas do Barrocal de meados do século XIX tinham menos de 50 cm de largura. Em vez de vidro, tinham portadas de madeira. A reixa, uma grade, deixava a casa respirar sem perder a privacidade. No interior, uma “sala de receber” abria diretamente para a porta da rua.

Um apontamento: azulejos e calçada

Nenhum dos dois é específico do Algarve, e convém dizê-lo. Os azulejos estão mais associados a Lisboa e ao Porto, embora surjam fachadas azulejadas em cidades como Tavira, Faro e Lagos. As açoteias tradicionais eram pavimentadas com ladrilho ou tijolo maciço fino.

A calçada portuguesa nasceu em Lisboa. É atribuída a Eusébio Furtado, que mandou calcetar a parada do Castelo de São Jorge por volta de 1842.

Respeitar ou apagar: como a arquitetura contemporânea portuguesa pode dar continuidade a esta lógica

Baganha é direto quanto ao risco: “A industrialização da construção levada a extremos sem sentido e a cegueira que resulta da ganância contribuíram para delapidar e obliterar grande parte deste património inestimável.” É igualmente crítico da imagem turística de “postal ilustrado”.

O património não é um conjunto de motivos para copiar. É uma lógica para compreender. Estas perguntas ajudam a distinguir uma coisa da outra.

  1. A função antes do ornamento. A açoteia, a platibanda ou o pátio servem para alguma coisa: sombra, água, vida ao ar livre, privacidade? Ou são decoração aplicada?
  2. A tradição certa para o lugar. Uma linguagem de açoteias adequa-se a Olhão ou ao Barrocal. Os telhados de quatro águas de Tavira e o xisto da Serra pertencem aos seus próprios contextos. Um “estilo algarvio” genérico ignora isto.
  3. Materiais verdadeiros. Pergunte por rebocos de cal em vez de tinta acrílica, por telha de barro e pela origem da pedra. Pergunte se há artesãos locais envolvidos.
  4. Escala e proporção. Procure volumes simples, escala contida e vãos verticais, e não um pastiche sobredimensionado.
  5. Divisões ao ar livre. Existe um pátio, um quintal ou uma açoteia com sombra verdadeira, uma parreira ou uma pérgula, e privacidade?
  6. Nada de chaminés falsas. Uma chaminé decorada sem fogo nem ventilação por detrás é um disfarce. Uma chaminé com uso real é continuidade.
  7. Reutilização do património. Quando um terreno tem história, o que se manteve, e porquê?

A nossa abordagem

Somos um promotor imobiliário sediado no Algarve, empenhado em criar espaços com propósito e significado duradouro. Acreditamos neste território: no seu património, no que tem nome e no que perdura.

Isso orienta a forma como trabalhamos. Procuramos compreender uma tradição em vez de a replicar. Ajustamos a resposta ao lugar, porque Olhão não é Tavira e o litoral não é a Serra. Pomos a função antes do ornamento. E trabalhamos de perto com profissionais e empresas locais que detêm o conhecimento da região.

Nomear as coisas com rigor faz parte desse respeito. Tal como a atenção aos ofícios que ainda aqui se praticam. O episódio 2 da nossa série Voices of the Algarve é dedicado à cerâmica como ofício vivo: Voices of the Algarve: a cerâmica algarvia, um ofício vivo.

Continuidade, não nostalgia

A casa algarvia nunca foi um estilo. Foi um conjunto de respostas à água, à luz, ao trabalho e à forma de se mostrar, apuradas ao longo de séculos e diferentes do litoral à Serra.

Olhar para trás por olhar não serve a ninguém. O que importa é levar essa lógica para casas pensadas para a forma como se vive hoje. Para conhecer a forma como pensamos o lugar, explore os nossos empreendimentos no Algarve ou fale com a nossa equipa.

Fontes do artigo:

Perguntas frequentes

O que é uma platibanda na arquitetura algarvia?

Uma platibanda é o parapeito que remata a orla de uma cobertura plana ou de uma açoteia. Nasceu da necessidade de aproveitar a água da chuva, escassa na região: rematava as açoteias que a recolhiam e permitia o escoamento da água recolhida. A partir do final do século XIX, as platibandas passaram a ser decoradas em relevo baixo com argamassa de cal, pintada de vermelho, azul e ocre, sobretudo no Algarve oriental.

As chaminés algarvias são chaminés ventiladas com remates vazados e decorativos. Apesar da história popular, não são de origem moura: a arquitetura árabe não as construía. A chaminé considerada a mais antiga, em Porches, está datada de 1713. Entraram na moda no período barroco e difundiram-se quando a produção em série as tornou acessíveis.

Uma açoteia é uma cobertura plana e utilizável, em terraço. No Algarve era um espaço de trabalho, usado para secar figos, amêndoas, milho e peixe, recolher a água da chuva e avistar os barcos. No Barrocal surge muitas vezes ao lado de um telhado de telha, numa tipologia conhecida como “cobertura mista”.

As casas algarvias são brancas porque eram tradicionalmente acabadas a cal, um material que Baganha considera “indissociável destas arquiteturas”. A caiação era tradicionalmente renovada com regularidade e muitas vezes emoldurada por faixas coloridas em azul, ocre ou óxido de ferro. Nas aldeias da serra, as paredes de xisto ficavam muitas vezes à vista.

Os telhados de tesoura são os telhados de quatro águas de Tavira, dispostos sobre uma sequência de volumes. A maioria dos autores defende que cada telhado corresponde à divisão que está por baixo, pelo que a planta pode ser lida a partir da cobertura. A investigadora Ana Isabel Santos associa a tipologia aos séculos XV e XVI; a sua origem continua em debate.

Olhão é conhecida como a vila cubista porque as suas casas têm forma de cubo, com os pisos superiores recuados para dar lugar às açoteias. As açoteias serviam para secar produtos agrícolas e observar o mar. O ar norte-africano é habitualmente atribuído ao comércio e à emigração, embora as casas tenham sido construídas, na sua maioria, por europeus.

Os azulejos existem no Algarve, mas não são o seu elemento definidor. Estão mais associados a Lisboa e ao Porto. Há fachadas azulejadas em cidades como Tavira, Faro e Lagos, e as açoteias tradicionais eram muitas vezes pavimentadas com ladrilho ou tijolo maciço fino.

Um empreendimento respeita a arquitetura algarvia quando os seus elementos têm uma função e se adequam ao lugar. Confirme que as açoteias, as platibandas e os pátios são utilizáveis, que o estilo corresponde à tradição local, que materiais como a cal e a telha de barro foram considerados e que qualquer chaminé funciona de facto.